Biografia

Biografia Nuno da Camara Pereira

Estava predestinado para o Fado. Predestinado pelas origens, pela tradição e pela sua natureza onde força e sensibilidade convivem dando origem a uma voz de timbre único, peculiar e com um vibrato que serve maravilhosamente o Fado.

Foi com esta alma forte e este coração sensível que numa distante noite de 1977,no Coliseu dos Recreios, nascia profissionalmente o fadista Nuno da Camara Pereira. É de notar, que a mítica sala que o viu nascer iria a dar-lhe muitas alegrias ao enfrentar sucessivas lotações esgotadas no gigantesco Coliseu.

E esta popularidade foi possível porque no primeiro disco, chamado simplesmente” FADO!” Nuno protagonizou uma surpreendente reaproximação entre o Fado e o publico que na altura andava afastado das coisas fadistas. Importa è que desde então nunca mais o Fado saiu de moda e as novas gerações de fadistas muito devem a este moimento iniciado nos primeiros anos da década de oitenta. Este movimento foi amplamente aplaudido até pelos fadistas mais tradicionais como comprovam as declarações de Tereza Tarouca ao jornal “ A capital” onde afirma que “O Nuno da Camara Pereira teve uma grande coragem em ir para afrente com os seus objectivos porque ele foi um dos primeiros que se responsabilizou pela revitalização do fado.