Genealogia

Além de médico da Assistência aos Tuberculosos, foi inspector sanitário do Liceu de Maria Pia. Dos trabalhos científicos que publicou destacam-se: um estudo realizado nos laboratórios da universidade sobre a teoria dos neurónios, e que publicou na Coimbra medica, em 1986;Profilaxia Social da Tuberculose, tese apresentada no Congresso da Tuberculose (1901) e Degenerescência.

O seu estudo sobre os neurónios causou sensação, visto ter sido o Doutor Albino Pacheco o primeiro que em Portugal  se ocupou desta doutrina na Coimbra Médica publicou ainda outros trabalhos, entre os quais uma monografia sobre moléstias da medula- espinal, estudo que o Prof. Augusto Rocha considerou a mais perfeita produção científica nesse género, e superior às publicadas na imprensa médica estrangeira.

(Enciclopédia luso-brasileira fl.30 v.19,pg 887)

Ainda por sua Mãe,é  16º neto do descobridor do Brasil Pedro Àlvares Cabral,o mais novo dos Cabrais;e por seu pai do irmão primogénito João Àlvares Cabral ,Alcaide-Mór de Belmonte ,de quem descendem os Condes de Belmonte,acima já referido.Sendo assim com seus irmãos ,os raros descendentes daquele ,mantendo a memória e o apelido Cabral em comum,o que já não acontece com o ramo principal,os Condes de Belmonte,apenas descendentes do primogénito.